Actor | Encenador | Formador | Mágico | Músico
Victor Valente nasceu em V. N. de Gaia em 1950.
Frequentou durante 3 anos o Curso de Arquitectura da ESBAP. Fez parte do Teatro Universitário do Porto entre 69 e 72, trabalhando com Correia Alves e com os argentinos Carlos Fernandez, Oscar Cruz e David Amitin.
Em 73 abandona arquitectura e matricula-se no Curso de Actores da Escola Superior de Teatro do Conservatório Nacional de Lisboa que conclui no ano de 1976.
Durante a estadia em Lisboa integra o grupo de teatro “Lídia, a mulher tatuada” com São José Lapa, José Fanha, Carlos Cabral, entre outros. No final do curso funda com São José Lapa, Alberto Lopes, Francisco Beja, Jorge Fraga, entre outros, o grupo profissional “A Centelha”.
Em finais de 77 volta ao Porto para dirigir o Teatro Universitário do Porto onde orienta cursos de formação e encena os espectáculos “Eu, Bertolt Brecht, venho lá das negras florestas” de Bertolt Brecht (1978), e “A Renda” de Manuel A. Brandão (1979).
Em 79 funda a companhia profissional O Realejo da qual é director artístico, encenador e actor.No Realejo dirige todos os espectáculos produzidos pelo grupo durante quase uma década.
Na década de 80 frequentou acções de formação com Ariel du Granrut, Luc Montech, Yanushk Zgorzalevsky, Nola Ray.
Ao longo da sua carreira tem orientado um sem número de formações em diversas áreas do teatro e do espectáculo: TUP, GRETUA, O Realejo, Encontros do Teatro na Escola, Encontros Nacionais de Teatro de Fantoches, TEUC, CRAT, Dorfeu, Aquilo, ACAD, Escola Profissional de Teatro do Conservatório da JOBRA, INATEL, CETA, Escola Profissional de Gouveia, Escola Adolfo Portela, Companhia do Jogo, etc.
Em 1996 abandona o Porto, passando a residir em Albergaria-a-Velha. Desde então desenvolve um intenso trabalho cultural / teatral na cidade de Albergaria-a-Velha e região criando a associação AlbergAR-TE e, posteriormente, a Companhia do Jogo – teatro, orientando cursos de teatro, desenvolvendo trabalho com crianças e jovens, orientando cursos de máscaras, luz negra, etc, criando o Festival/Encontro Alberg.Circus.
Encenou espectáculos para os grupos Art’Imagem, Aquilo, CETA, Ilusões & Limitadas/ACAD, Escola de Teatro do Conservatório da JOBRA, Casa da Música. Companhia do Jogo, Memórias Genuínas…
Foi actor nas séries de televisão “Clube Paraíso” e “Major Alvega”, dobrou diversos filmes de animação de Walt Disney; é mágico e músico. Participou ainda nos filmes “Antes que a noite venha” e “SCULP”, de Joaquim Pavão.
Foi professor de interpretação no Curso Profissional de Artes do Espectáculo do Conservatório da JOBRA, Albergaria-a-Velha.
Fundador da Companhia do Jogo onde é director artístico, encenador e actor.
É responsável por todas as encenações da Companhia do Jogo e das estruturas de formação a esta associada. Dirige a OficinaTeatroJovem da Companhia do Jogo assim como a Oficina de Teatro do programa Idade Maior da CM de Albergaria-a-Velha.
Podes fazer transferência
Para apoiares a 1/4 de ESTÚDIO podes fazê-lo por transferência para o seguinte